quinta-feira, 25 de novembro de 2010

II Seminário Nacional de Segurança Pública para LGBT Pela Defesa da Dignidade Humana


Foi nos dias 08 a 11 de novembro de 2010, no Rio de Janeiro, realizando o II Seminário Nacional de Segurança Pública para LGBT Pela Defesa da Dignidade Humana, Promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça (MJ), através do Grupo de Trabalho (GT) de Combate à Homofobia. Participaram desta atividade 240 representantes dos órgãos de segurança pública e da sociedade civil de todo o país. O objetivo foi à construção de Planos Estaduais de Segurança Pública para a População Vulnerável de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT.

A iniciativa visou articular a implementação das ações pactuadas nas Conferências LGBT, Segurança Pública e Direitos Humanos, através da consolidação de redes de interlocução de políticas estaduais de combate à homofobia. Foram discutidas propostas de combate à discriminação e à violência contra esse público e apresentando as práticas exitosas de políticas de segurança publica para LGBT nos Estados.



O evento contou com a participação de representantes da SENASP, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), das Instituições de Segurança Pública Estaduais (Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros Militar) e de movimentos sociais LGBT. Do Acre, participaram TC/PM Marcelo A. Victor / TEM/BM Francisco dos Reis Anastácio/ EPC Daniel Carneiro Gomes / Coord. CRLGBT Germano Marino e Diretora Associação de Homossexuais do Acre, Rosianne Coelho de Farias, que construíram a proposta de instalar um Grupo de Trabalho na aérea de Segurança Publica, onde possam trabalhar com o Governo Estadual em parceria com o movimento social LGBT e outros (Associação de Homossexuais do Acre, Grupo Diversidade pela Cidadania LGBT do Acre, Entidade Lésbica do Acre e Liga de Quadrilhas Juninas do Estado do Acre, o PLANO DE SEGURANÇA PARA PREVENÇÃO E COMBATE À HOMOFOBIA NO ACRE. VISANDO PROMOVER O Programa dos Direitos Humanos e Promoção da Cidadania LGBT no combate as várias formas de violação dos direitos humanos de LGBTs, visando à diminuição do número de ocorrências envolvendo esse grupo e o aperfeiçoamento dos profissionais de segurança pública no atendimento a esses cidadãos.

GT do Acre, TC/PM Marcelo A. Victor / TEM/BM Francisco dos Reis Anastácio/ EPC Daniel Carneiro Gomes / Coord. CRLGBT Germano Marino e Diretora Associação de Homossexuais do Acre, Rosianne Coelho de Farias, trabalhando na elaboração da Proposta do Plano de Segurança para prevenção e combate à Homofobia ACRE


Primeira rede formada por Operadores de Segurança Pública LGBT no Brasil, para atuar na defesa da promoção da cidadania LGBT. Ajudando com que a segurança pública seja a principal arma contra o preconceito que milhões de brasileiros LGBT´s, sofrem pela Homofobia, Lesbofobia e Transfobia.

“DIGA NÃO A HOMOFOBIA, LÉSBOFOBIA E TRANSFOBIA”


Foi nesta quarta-feira, dia 24 de novembro, as 09h00, o Centro de Referencia LGBT do Acre, ministrou palestra, a alunos do Ensino Médio, da Escola Heloisa Mourão Marques, com o tema “Diga não a Homofobia, Lésbofobia e Transfobia”. Os alunos e professores tiraram suas dúvidas, envolvendo as questões dos direitos civis da população LGBT, os efeitos do preconceito que gera violência a Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Conhecimento é tudo na vida de quem quer viver um mundo onde as pessoas possam se respeitar na diferença. Os estudantes foram nota mil em participação. Os professores já agendaram uma nova atividade na Escola.





Professores Marcelo Mattos e Fátima, da Escola trabalham em ações de cidadania, ajudando seus alunos a estarem vivendo respeitando a diversidade. Foi sucesso!

SEGURANÇA PUBLICA E TRANSFOBIA

Militantes da Associação de Homossexuais do Acre (AHAC), Grupo Diversidade Pela Cidadania LGBT do Acre (GDAC), Entidade Lésbica do Acre (ELA), Liga Acreana de Quadrilhas e Operadores de Segurança Pública LGBT, em reunião no Centro de Referência LGBT do Acre, na ultima terça-feira, dia 23 de novembro, as 19h00, para apresentação e construção da Proposta do Plano Estadual de Segurança Publica para LGBT do Acre, construída no II Seminário Nacional de Segurança Pública para LGBT Pela Defesa da Dignidade Humana, realizado pela SENASP – Secretaria Nacional de Segurança pública, SDH – Secretaria Direitos Humanos, da Presidência da Republica e ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, ocorrido no Rio de Janeiro, de 08 a 11 de novembro de 2010. E também apresentação do que foi pactuado enquanto políticas de promoção de cidadania e enfrentamento a Transfobia, no XVII Encontro Nacional de Travestis e Transexuais, evento ocorrido em Aracaju, do dias 16 a 19 de novembro de 2010, com a participação de nossas militantes Neyelle Brilhos e Antonella Albuquerque que apresentaram com êxito as demandas do movimento social em luta pela dignidade e cidadania de Travestis e Transexuais, onde este segmento é o que mais sofre discriminação, desde insultos a índices alarmantes de assassinatos em todo o Brasil.